Como essa foto foi iluminada? (resposta no final)

Como essa foto foi iluminada? (resposta no final)

O retrato desse cara muito bonito foi feito pelo Henrique Tarricone (@tarricone) durante a última Oficina de Flash em São Paulo, como um dos exercícios da oficina. Como você acha que a foto foi iluminada? Mande sua resposta para oficina@leoneves.net e você pode ganhar o livro The Great LIFE Photographers, com um pouco do trabalho dos maiores fotógrafos que já passaram pela revista LIFE, ou uma vaga em umas das oficinas. O sorteio será realizado dia 19/2, domingo, então você tem uma semana para pensar muito bem e responder!

Boa sorte certeza na sua resposta!

editado 20/2:

A maioria das pessoas erraram! Não tem um segundo flash iluminando o fundo nessa foto. A luz aqui foi feita apenas com um flash em um softbox octagonal.

“Mas tem muito contraste na imagem!”

Sim. O octa não está apontando para o assunto, nem para a parede. Pelo contrário, ele está quase apontado para a câmera (!), o que faz do octa, do ponto de vista do assunto e do fundo, não mais um fonte redonda, mas oval, diminuindo a área iluminada.

“E como aconteceu esse degradê no fundo?”

Apesar de não estar direcionada para eles, a fonte de luz está muito próxima do fundo e do assunto. Como só essa “tira” de luz está atingindo o fundo, surge essa luz suave meio diagonal. Aqui a gente trabalhou medindo a luz gerada pela borda do octa, não pelo centro.

Talvez um desenho ajude um pouco a entender.

Falando do sorteio, eu disse que quem respondesse poderia ganhar o livro, ou a vaga na oficina. Bem, o livro foi sorteado entre os (poucos) que acertaram a resposta, e vai para Marília Pedroso! Já a vaga da oficina foi sorteada entre os que erraram a resposta (pra não errar de novo) e, entre uns 20 nomes, levou a melhor Nicolas Gomes (que não é de São Paulo, então vai precisar vir, ou esperar rolar outra oficina em Brasília, que pretendo fazer ainda esse ano).

Obrigado a todo mundo que mandou seu chute e espero que a resposta tenha servido pra alguma coisa.