Curso de Fotografia em Locação no SESC Consolação, SP

Hoje eu venho com uma notícia bacana pra quem acompanha as oficinas. Estamos na agenda de cursos do SESC-SP! No curso "Fotografia em locação" (inscrições abrem no dia 27 de maio no SESC Consolação) vou apresentar várias referências da fotografia de retrato e vamos aprender na prática como a gente pode se virar em qualquer locação e usar o ambiente a nosso favor. O SESC Consolação publica uma pequena revista com a agenda do "Clic Clube" e na edição desse trimestre ganhei um espaço bacana para publicar um texto relacionado ao assunto do curso.

"Dizem que o primeiro passo para escrever bem é ser um bom leitor. E se fotografia é "escrever com a luz", as cores, as texturas e os enquadramentos são as vírgulas, pontos e acentos. Detalhes importantes do texto que às vezes a gente usa de forma errada por não ler com atenção, e nossa dissertação acaba parecendo mais uma redação de escola. A gente precisa aprender a ler para fugir dessa! E o primeiro passo para ler com mais consciência é construir referências sólidas. Observar cuidadosamente o trabalho de outros fotógrafos é essencial para criar um repertório de soluções práticas que ajuda a livrar a gente de muitos apuros.
Enquanto Sander usa enquadramento e pose formais para fotografar um casal de crianças como parte de seu catálogo da sociedade alemã em "Middle Class Children", de 1925, Arbus escolhe uma abordagem diferente para "Children in NYC", em 1960, com enquadramento muito parecido ao primeiro olhar, mas uma informalidade evidente no instante do clique e no ponto de vista superior, fazendo do retrato de Arbus quase um "snapshot" de família. Duas fotografias que chegam  ao mesmo objetivo documental tomando caminhos diferentes pela escolha de cenário, ponto de vista e instante.
August Sander - Middle Class Children (1925)

August Sander - Middle Class Children (1925)

Diane Arbus - Children in NYC (1960)

Diane Arbus - Children in NYC (1960)

Voltando para o nosso tempo e tomando a fotografia comercial como exemplo, a gente vê grande parte dos fotógrafos editoriais e publicitários usando as locações como um recurso narrativo. Martin Schoeller e Annie Leibovitz frequentemente usam objetos de cena e luz ambiente para compor suas fotos, às vezes até colocando o assunto principal na sombra e iluminando com o flash em equilíbrio com a luz do ambiente.
Para "escrever com a luz" é muito importante conhecermos as letras, claro. A técnica fotográfica, equipamentos de iluminação, modificadores de luz tudo isso são letras que formam palavras. Mas se a gente quiser comunicar uma mensagem é importante saber construir as frases com o instante do clique, direção de modelos, a escolha de cor ou preto e branco e - por que não? - locação, objetos de cena, e muitos outros recursos disponíveis que a gente pode usar para contar uma história. E contar histórias é um dos papéis mais interessantes da fotografia."

Esse novo curso tem o objetivo não só de trazer soluções práticas para situações difíceis que os fotógrafos passam ao fotografar em locação, mas também levar o participante a construir um sólido repertório de referências que o ajuda a tomar decisões na hora de fotografar. Dividido em três partes, no primeiro momento do curso o participante é levado a analisar o trabalho de fotógrafos e artistas como August Sander, Diane Arbus, Arnold Newman, Irving Penn, Duane Michals, Cindy Sherman, David Hockney, Andy Warhol, Vik Muniz, entre outros. A segunda parte é uma saída fotográfica em locação interna, e a galera aprende a observar a forma como a luz do dia invade um ambiente, e aprende a usar janelas, paredes, e luzes artificiais a seu favor. Na terceira e última parte do curso acontece uma saída fotográfica em locação externa, onde a gente se coloca diante das incertezas que fotografar em externa pode trazer, como a incidência direta ou não da luz do sol, adaptação ao clima, e a utilização de acessórios como rebatedores e flashes dedicados.

O curso vai acontecer no mês de junho, em três sábados consecutivos: 8, 15 e 22. Vai rolar muita referência de texto e imagem, bastante tempo para prática, e ainda vai ser bem baratinho!

Curso: Fotografia em Locação
Data: 8, 15 e 22 de junho, das 10:30 às 15h (com intervalo)
Incrição: à partir de 27 de maio na Central de Atendimento do SESC Consolação, 1º andar.
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245.
Valor: até R$50