Então você acha que flash é muito artificial?

Já ouvi muita gente dizer que não gosta de usar flash porque prefere fotografar o que está vendo, fazer fotos que parecem naturais. Eu poderia escrever um longo texto explicando sobre latitude de exposição mas já tem muita coisa escrita aqui. Em resumo, sua câmera enxerga o mundo com muito mais contraste que você. Então, na verdade, dificilmente você vai conseguir uma foto parecida com o que você está vendo.

Pode parecer baboseira, mas o flash pode te ajudar a conseguir um resultado mais natural, sim. Perceba como as áreas escuras da foto estão sumindo, muito escuras.

147_kenjiLeoNeves05122012

Essa foto foi feita sem flash, só com a luz que entrava pela janela, e não está nem perto de se parecer com a cena que se via na hora. Na foto, tudo parece muito mais contrastado.

Usando a luz natural como luz principal, a gente pode adicionar o flash bem fraquinho, só para trazer essas  áreas escuras de volta.

kenji-ukulele-flash

Pronto. Agora eu tenho uma foto com menos contraste. Isso não quer dizer que a primeira foto não presta. Não existe essa de certo e errado, você já sabe disso. O Kenji Arimura, mais acostumado a estar atrás da câmera, abriu as portas de seu quarto tão arrumadinho (aham, tá...) pra me ajudar a dar esse exemplo. Valeu, Kenji!

Aí vai o esquema da foto:

157_kenjiLeoNeves05122012