Sobre a oficina de flash

Muita gente tem me procurado para fazer a oficina. Já faço no Rio e em São Paulo, fiz em Vitória, e outros lugares estão no gatilho. Tem sido muito legal conhecer gente, trocar ideia, aprender ensinando e ensinar aprendendo. Mas é importante que eu me posicione em alguns aspectos sobre a oficina:

- Essa oficina tem a finalidade de ensinar ao aluno a usar uma ferramenta: o flash portátil. O que o aluno vai construir com essa ferramenta é outra história, e papo pra mais de um dia de oficina. Meu objetivo é que o aluno saia conhecendo o funcionamento do seu flash, os modos de operação e como é feita a leitura da luz pelo flash nos modos automáticos. Quando a gente entende o conceito, fica fácil tomar nossa própria decisão sobre o que e quando usar, e não simplesmente seguir uma receita de bolo.

- Essa não é uma oficina de fotografia básica. Se você sente necessidade de se aprofundar nos fundamentos da fotografia, procure uma boa escola, ou um professor particular. Eu posso te indicar amigos que oferecem esse tipo de curso, é só me mandar um email.

- Essa oficina só pode te ajudar a ser um fotógrafo melhor, se você entender que simplesmente conhecer a técnica não fará de você um fotógrafo melhor. Você vai aprender técnicas para iluminar uma pessoa, ou uma cena, e simplesmente conhecer a técnica para fazer isso não é a solução dos seus problemas. Leia, estude, se interesse por história da arte, composição, cinema, teatro, conheça o trabalho de outros fotógrafos, tenha referências. A oficina é um empurrãozinho para você encontrar o seu próprio caminho.

- Essa oficina não aborda tratamento de imagem. Entrar nos mínimos detalhes de iluminação, operação do equipamento, cálculos matemáticos (sim, tem matemática na oficina) e ainda ensinar a tratar uma foto em 6h de conversa é muito traiçoeiro. Prefiro dar atenção total à luz e fazer isso da melhor maneira possível.

- Essa oficina não vai salvar a sua vida e garantir independência financeira e ganhos de até R$10.000,00 trabalhando no conforto de seu lar em menos de 6 meses.

- Na oficina eu falo sobre como eu fotografo. Cada um deve tirar suas conclusões. As únicas verdades absolutas nesse caso são os princípios físicos e matemáticos.

Espero que isso esclareça algumas dúvidas que já apareceram e, se aparecer mais alguma por aí, pode mandar email pra oficina@leoneves.net.